Rede Aquarela na ABVM



Com objetivo de defender os direitos da Criança e do Adolescente ABVM participa de
iniciativas articuladas de proteção aos nossos meninos e meninas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No dia 23 de Julho de 2012 a ABVM recebeu a visita dos representantes da Rede Aquarela que trabalha em busca do fortalecimento da rede local de enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes em Fortaleza. Por meio do programa, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) visa desenvolver políticas públicas e ações articuladas, possibilitando a formação de agentes comunitários nos bairros de maior incidência de violência sexual na Capital, e os profissionais da ABVM receberão esse treinamento a fim de orientar e defender os direitos das crianças e adolescentes do bairro Bom Jardim.

 Disque Direitos da Criança e Adolescente - DDCA (0800.285.0880)




A rede aquarela representa uma ação efetiva do poder público municipal de Fortaleza. A Prefeitura, para consolidar essa política, articula-se com instituições externas, como Governo do Estado, Ministério Público, Judiciário (DECECA), Conselhos Tutelares, dentre outros.

Uma das ações fundamentais atreladas á Rede Aquarela, para efetivação da atuação coletiva de enfrentamento à violência sexual, foi a parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, para execução e coordenação do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Território Brasileiro (PAIR) em Fortaleza.

Ações da Rede Aquarela:

Espaço Aquarela / Acolhimento Institucional
Equipe de Referência Aquarela / DECECA
Espaço Aquarela / Atendimento Psicossocial
Campanhas / Mobilização
Disque Direitos da Criança e Adolescente (DDCA)
Disseminação Aquarela / PAIR

O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, se fortaleceu com a criação da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) de Fortaleza – o qual é o ponto forte que sustenta a Rede Aquarela, costurando alternativas e outros modos de enfrentamento às violações dos direitos sexuais.

Dez das regiões de maior índice de exploração sexual da capital cearense fazem parte do Programa: Barra do Ceará, Jangurussú, Praia de Iracema, Beira Mar, Praia do Futuro, Castelão, Centro, Terminais, Av. dos Expedicionários com São Cristóvão, BR-116, Av. Osório de Paiva (onde entra a localidade do Grande Bom Jardim).

SDH – Secretaria de diretos Humanos de Fortaleza
Cidade da Criança / Parque da Liberdade
Rua Pedro I, s/n – Centro. Fortaleza-CE
Telefone: (85) 3452-2323 / 3452-2320
www.fortaleza.ce.gov.br

Mais informaçoes sobre a Rede Aquarela 

Comentários

Postagens mais visitadas